Macintosh

Modelo de computador, fabricado pela Apple Computer.
O primeiro Macintosh, introduzido em janeiro de 1984, possuia um processador Motorola 68000, um pequeno ecrã monocromático e uma drive de disquetes integrada de 3,5", com uma slot externa para mais um drive de disquetes, assim como duas portas de série e um altifalante para saída de som.
Os computadores multimédia, desde o seu ínicio, possibilitaram que, principalmente em instituições escolares, fossem criados pequenos programas multimédia com o hypercard. A interface gráfica de utilização encontra-se incorporada no sistema operativo, o que proporciona que todas as aplicações que funcionam no Macintosh tenham uma interface de utilização similar. O utilizador, tomando conhecimento de uma aplicação, rapidamente aprende a trabalhar com outras aplicações devido às semelhanças na interface.
Em 1987, a Apple lança o Mac II que veio trazer cor ao Macintosh e que permitia o trabalho de imagens com qualidade fotográfica. Os profissionais de processamento de imagem e edição eletrónica passaram a adotar o Mac II como ferramenta de trabalho.
1994 é o ano do lançamento do primeiro computador baseado na arquitetura PowerPC (arquitetura de microprocessador desenvolvida pela Apple, pela IBM e pela Motorola, processa dados a 32 bits, possui um barramento de dados interno de 64 bit e velocidade superior a 50 MHz). O desenvolvimento da gama PowerPc prosseguiu, em 1997, com o lançamento do PowerPC GIII, especialmente otimizado para o sistema operativo Macintosh. Em 1998, a Apple lançou o iMac, um computador pessoal de alta performance com processador PowerPC GIII, a 266 MHz. Em 2004 é comercializada a versão Power Mac G5, a 2.5GHz, que utiliza um processador de 64 bit.
Como referenciar: Macintosh in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 03:32:37]. Disponível na Internet: