Maio

É o quinto mês do ano, na cultura ocidental, e está muito associado à estação primaveril, provavelmente devido ao facto de ser menos chuvoso que o mês anterior e apresentar normalmente temperaturas mais elevadas. Também é conhecido por ser o mês das noivas.

Partilha o nome com uma variedade de giestas de flores amarelas, as maias, que por florescerem habitualmente no início deste mês, costumam anunciá-lo - de acordo com a tradição, apanham-se nos montes para enfeitar as janelas e as portas no primeiro dia de maio. Há quem diga que serve para afastar influências negativas, impedindo-as de penetrar nas casas enfeitadas com estas flores.
O nome deste mês tem origem em Maia, a deusa romana do crescimento, mãe de Mercúrio. Entre os romanos, era usual neste mês homenagear-se Flora, a deusa das flores, numa festa em que as mulheres vencedoras recebiam coroas de flores como prémio. Maio tem trinta e um dias.

Algumas personalidades nascidas neste mês:

A cantora e atriz norte-americana Cher, o fadista José da Câmara, o escritor angolano Luandino Vieira, o futebolista inglês David Beckham, o cantor rock norte-americano Lenny Kravitz e o futebolista português Ricardo Carvalho.

Alguns provérbios alusivos ao mês:

- Em maio, come a velha a cereja ao borralho
- maio claro e ventoso, faz o ano rendoso
- maio frio, junho quente, bom pão, vinho valente
- maio que não der trovoada, não dá coisa estimada
Como referenciar: Maio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 01:32:09]. Disponível na Internet: