Malmö

Cidade portuária do Sul da Suécia. Situada na margem do canal de Öresund, no mar Báltico, que separa a Suécia da Dinamarca, é a terceira cidade do país, depois de Estocolmo e de Gotemburgo, com uma população de 246 500 habitantes (2004). Fica quase em frente à capital da Dinamarca, Copenhaga, com a qual está ligada por via marítima.
Em 1437, Erik da Pomerânia deu à cidade o seu brasão, que é ainda hoje o seu símbolo oficial. A cidade foi governada pelos Dinamarqueses até 1658, quando Carlos Gustavo X da Suécia se apoderou dela.
No seu património, merecem referência uma igreja do século XIV e um castelo quinhentista - Malmöhus -, o mais notável edifício da cidade, que funciona como museu. O Teatro da Cidade tem um dos maiores palcos da Europa, exibindo ópera, musicais e ballet.
Todos os anos, em agosto, pessoas de todas as nacionalidades juntam-se para celebrar o Festival de Malmö - uma semana de festividades, com música, dança, poesia e espetáculos teatrais.
Malmö tem indústrias alimentares, de cigarros, de açúcar, de têxteis, de cerveja, de cimento, de produtos químicos e de construção naval.
Como referenciar: Malmö in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-17 05:12:44]. Disponível na Internet: