Manitu

Denominação dada pelas tribos ameríndias da América do Norte, Manitu é a designação do espírito que existe em todas as criaturas. Kitsiki Manitu era o espírito superior e o seu nome significa "o Grande Espírito", origem de tudo o que existe.
É algo que está subjacente a tudo o que vive e a todas forças, tanto às que estão numa esfera muito superior ao Homem mas que este deve tentar alcançar como às menores, que devem ser totalmente dominadas.
Vive no céu e é o soberano da luz, sendo força máxima do Universo e por conseguinte representado pelo Sol. Ele designa o destino de todas as coisas e de todos os seres existentes à face da Terra e insufla a vida. Nenhuma barreira o detém pois movimenta-se sob a forma de vento.
Este espírito estabeleceu um ritual para a passagem a uma forma mais elevada de vida, a cerimónia do "calumet". Esta cerimónia é a do conhecido Cachimbo da Paz, que era ornado com símbolos dos ciclos de desenvolvimento das tribos (Pedra, Água, Fogo e "calumet") e dos quatro ventos.
Como referenciar: Porto Editora – Manitu na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-22 10:23:44]. Disponível em