Manteigas

Aspetos Geográficos
O concelho de Manteigas, do distrito da Guarda, localiza-se na Região Centro (NUT II) na Beira Interior Norte (NUT III). Está situado a sul do distrito, fazendo fronteira com o distrito de Castelo Branco. Tem como concelhos limítrofes, o concelho de Seia a oeste, a norte o concelho de Gouveia, a este o concelho da Guarda e a sul Covilhã (distrito de Castelo Branco).
O concelho de Manteigas abrange uma área de 122 km2 dividida em três freguesias: Sameiro, Santa Maria e São Pedro.
Em 2005, o concelho apresentava 3940 habitantes.
O natural ou habitante de Manteigas denomina-se manteiguense.
História e Monumentos
O concelho de Manteigas tem alguns monumentos de interesse como a Igreja de Santa Maria de Manteigas, a Igreja de S. Pedro de Manteigas, a Capela da Senhora das Verdes, a Igreja da Misericórdia de Manteigas, do século XVII, entre outros.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Uma feira importante de Manteigas é a que se realiza no dia de Carnaval e relaciona-se com o queijo da Serra da Estrela. O Mercado mensal é no segundo sábado de cada mês. A feira de exposições das atividades económicas do concelho realiza-se no fim de semana do Carnaval.
A festa do Senhor do Calvário é no penúltimo domingo de agosto. A festa da Senhora da Graça é no dia 8 de setembro. A festa de N. Sra. dos Verdes realiza-se no último domingo de setembro.
O feriado municipal é no dia 4 de março.
O concelho de Manteigas foi extinto em 1896 e anexado ao da Guarda; mais tarde, em 1898, veio a ser restaurado.
A Vila de Manteigas encontra-se geminada com a vila francesa de Morlàas, desde 2 de julho de 1989.
O artesanato desta região é composto pela elaboração de trabalhos de tecelagem como, por exemplo, mantas, tapetes, casacos e artigos de lã, por artefactos em pele e por sapataria artesanal.
Economia
Existem várias indústrias que servem de rendimento ao concelho, são elas a indústria de laticínios, têxtil e de construção civil. Para além disso, a agricultura e o pequeno comércio também contribuem para o desenvolvimento económico da região.
Outras atividades importantes são o turismo, sobretudo ligado ao montanhismo, e o termalismo, com a existência das termas das Caldas de Manteigas.
Como referenciar: Manteigas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-27 14:45:22]. Disponível na Internet: