Manuel Tainha

Arquiteto português nascido em 1922, em Paço de Arcos. Formado na ESBAL - Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, é marcado inicialmente pela sua colaboração com Carlos Manuel Ramos, com quem trabalhou em início de atividade. A sua perceção da arquitetura passa por um entendimento entre o erudito e o vernáculo, através da sobreposição que faz de elementos de ambos os campos do saber na resolução de situações concretas.
Se à data da sua formação justifica os pressupostos da arquitetura moderna presentes na sua obra, a sua participação no Inquérito à Arquitetura Popular (que viria a dar origem ao livro Arquitetura Popular em Portugal, editado pelo Sindicato Nacional de Arquitetos em 1961) vem confirmar as influências do lugar sentidas em projetos como a Pousada de Santa Bárbara, Oliveira do Hospital em 1955-1958 e 1968-1971, onde o aspeto "moderno" não nega uma identidade ligada à envolvente, que se manifesta na morfologia da construção, na sua implantação (que faz uso da paisagem envolvente) e nos materiais empregues (recorrendo a texturas e tonalidades comuns na arquitetura popular da região em que se insere).
De igual modo marcante, a recente Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, Tomar, em 1988-1989 e 1990-1993, faz uso de uma especificidade do edifício (ligada ao programa que encerra), para se apresentar com um maior purismo formal e aspeto monumental.

Como referenciar: Manuel Tainha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 03:25:30]. Disponível na Internet: