Maputo

Aspetos GeográficosCapital de Moçambique e da província de Maputo, situa-se no litoral Sul do país. É limitada a norte pelo distrito de Marracuene, a noroeste e oeste pelo município de Matola, a oeste pelo distrito de Boane e a sul pelo distrito de Matatuine. A este é banhada pelo oceano Índico. A cidade de Maputo tem uma superfície de 300 km2 e uma população de 1 073 938 habitantes (2004, INE).

História
A atual cidade de Maputo foi descoberta pelos portugueses (aquando da viagem marítima para a Índia, comandada por Vasco da Gama), que ali instalaram um entreposto comercial. Em 1791, este entreposto foi utilizado como importante posição militar, passando a chamar-se, por decreto de D. João III, Lourenço Marques, em homenagem ao primeiro negociante português que explorou a região, em 1544. Nos finais do século XIX, Lourenço Marques foi elevada a cidade, tornando-se capital de Moçambique. A partir dos anos 40 e 50 do século XX, a cidade expandiu-se a nível comercial, industrial e residencial. Com a independência do país, passou a designar-se Maputo, no ano de 1976, por diretivas do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel. Desde essa data, a urbe tem conhecido um significativo afluxo populacional devido à guerra travada no interior do país e à falta de infraestruturas nas zonas rurais.
Economia
Maputo é um importante porto e centro comercial e industrial, estando aí sediadas indústrias de produção de petróleo, produtos alimentares, vestuário e materiais de construção. Os principais produtos da região são: citrinos, açúcar, calcário, diatomito, algodão.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade de Maputo, localizada na famosa Baía do Espírito Santo, com largas vias rodoviárias, arborizadas de acácias rubras e jacarandás de flor lilás, encanta os turistas que aí podem encontrar diversos locais de interesse histórico, cultural e paisagístico. A marcar o panorama arquitetónico da cidade destaca-se: a Praça Mouzinho de Albuquerque, a Universidade Eduardo Mondlane, o Museu de História Natural, a Biblioteca Nacional, a Estação dos Caminhos de Ferro (construída em 1910 e cuja cúpula em ferro foi desenhada por Eiffel), a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição (um dos mais antigos monumentos do tempo colonial), o Jardim Tunduru (cuja entrada apresenta um arco em estilo neomanuelino). Extensas praias de areias claras embelezam ainda a orla costeira da cidade, sendo as mais conhecidas as praias da Macaneta, da Ponta do Ouro, da Ponta Malongane e a da Ilha de Inhaca, esta com um valioso património ecológico a preservar.
A província de Maputo usufrui também da Reserva de Maputo, famosa pelas suas manadas de elefantes e bandos de flamingos cor-de-rosa. É ainda de referir a barragem dos Pequenos Libombos (a 40 km de Maputo), construída sobre o rio Umbeluzi, que possui, na sua área envolvente, um importante complexo turístico.
Como referenciar: Maputo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 18:27:39]. Disponível na Internet: