Mar Báltico

Mar do Norte da Europa. Ligado ao oceano Atlântico Norte pelos estreitos Kattegat (que separa a Dinamarca da Suécia) e Skagerrak (que separa a Noruega da Dinamarca), o mar Báltico banha a Noruega, a Suécia, a Finlândia, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Rússia, a Polónia, a Alemanha e a Dinamarca, ocupando uma área de 420 000 km2. Isto significa que é a maior zona de água salobra do mundo, facto derivado não só da enorme quantidade de água doce fornecida por vários rios, dos quais se destacam o Vístula e o Óder, mas também do baixo fornecimento de água salgada através dos estreitos que ligam o Atlântico ao Báltico. Formam-se dois golfos no Báltico: o golfo da Bótnia (entre a Suécia e a Finlândia), cuja entrada é assinalada pelas ilhas Aland; e o golfo da Finlândia, a parte mais oriental do Báltico, situado entre a Finlândia, a Rússia e a Estónia.
A origem do mar Báltico remonta ao fim da Era Glaciar, quando o recuo das massas de gelo fez emergir a Península Escandinava. Duas características se destacam: a sua relativa pouca profundidade, registando-se a zona mais profunda na costa sudeste da Suécia, com 457 metros; e a baixa quantidade de sal presente na água, calculando-se ter apenas 1/4 do que é registado nos oceanos, o que justifica a sua maior suscetibilidade para atingir o ponto de congelação.
Como referenciar: Mar Báltico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 07:01:13]. Disponível na Internet: