Mar da Noruega

Denominação que recebe a parte sudeste do mar do Norte da Europa, situada frente à costa ocidental da Noruega. Este mar constitui um excelente banco de pesca de bacalhau e de arenque no oceano Atlântico Norte, ao largo da Noruega. Apesar da latitude a que se encontra, está habitualmente livre de gelos por influência da corrente norueguesa, a extensão mais setentrional da corrente do golfo que o atravessa.
Tradicionalmente, os Noruegueses têm procurado no mar os seus meios de subsistência. Na atualidade, 80% da população vive à vista de uma linha de costa que, mesmo descontando as mais de 150 000 ilhas do país, mede aproximadamente 21 000 quilómetros. Assim, a indústria da pesca tem sido sempre importante e, em parte, para proteger as suas reservas de peixe, a Noruega tem alargado continuamente as suas águas territoriais, que agora atingem 200 milhas náuticas. A pesca do bacalhau perto das Lofoten (ilhas no mar da Noruega), nos finais do inverno, e a do arenque ao largo da Noruega Ocidental, na primavera, têm diminuído bastante por causa das capturas excessivas.
Como referenciar: Mar da Noruega in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 15:59:02]. Disponível na Internet: