Mar das Caraíbas

Também designado como mar das Antilhas, o mar das Caraíbas está situado entre a América Central, a América do Sul, as Pequenas Antilhas, o Haiti e a Jamaica. Comunica com o oceano Atlântico através de vários estreitos entre as diversas ilhas (estreitos da Martinica, Dominica e Guadalupe; na região das Grandes Antilhas são também conhecidos por canais: Canal da Mona, entre Porto Rico e o Haiti, e Canal da Jamaica). Ocupa uma superfície total de 1 943 000 km2 e a sua profundidade máxima atinge os 7680 metros.
O relevo submarino do mar das Caraíbas está dividido em duas bacias: a da Colômbia, a oeste (com profundidades até 4535 metros), e a da Venezuela (bacia das Caraíbas), a este (profundidade máxima de 5649 metros), separadas pela dorsal de Beata, a sul da ilha de Hispaniola.
O relevo submarino, na região das Pequenas Antilhas, é muito irregular, com soleiras (dorsal de Aves), fossas e vales submarinos (fossa de Granada, vales submarinos de Bonaire e de Los Roques, fossa abissal de Tabago, estreito de Saint-Croix), que alternam com picos, bancos de areia e ilhas.
Graças ao Canal do Panamá, o mar das Caraíbas permanece como uma via ativa de navegação e transformou-se numa importante área turística, apesar dos perigos naturais, como furacões, terramotos e erupções vulcânicas. As temperaturas do mar perto da superfície atingem cerca de 24 ºC, pois este é atravessado pela corrente quente das Caraíbas.
Como referenciar: Mar das Caraíbas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:13:52]. Disponível na Internet: