Mar de Barents

Mar do oceano Glacial Ártico localizado a norte da Noruega e da Rússia. O seu nome deriva de Willem Barents, o navegador neerlandês que o descobriu no século XVI. É neste mar que se situam, entre outros, os arquipélagos de Novaya Zemlya ou Nova Zembla (Rússia) e de Svalbard (Noruega).
Os portos mais importantes são Murmansk na Rússia, e Vardo na Noruega que, devido à influência de um ramo da corrente quente do golfo vinda do Atlântico norte, permanecem livres de gelo durante todo o ano.
Este mar enfrenta grandes problemas ambientais, nomeadamente a contaminação nuclear de despejos de reatores navais russos. Um outro problema ambiental de relevo relaciona-se com o excesso de capturas de bacalhau, superiores à quantidade preconizada pelas associações ambientais, e a introdução de espécies exóticas que podem causar ruturas no ecossistema.
Como referenciar: Mar de Barents in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 18:37:37]. Disponível na Internet: