Mar do Norte

Parte do oceano Atlântico situado a sul do mar da Noruega, entre a Noruega e as ilhas Britânicas, ligando o canal Skagerrak (que separa a Noruega da Dinamarca) ao canal da Mancha (que separa a Inglaterra da França). Os limites geográficos do mar do Norte encontram-se no Reino Unido e nas ilhas Órcades, a oeste, na França, Bélgica, Holanda e Alemanha, a sul, na Noruega e Dinamarca, a leste, e nas ilhas Shetland, a norte. Ocupa uma área total de 570 000 km2.
O mar do Norte é pouco profundo, registando-se uma profundidade de 40 metros no Sul e de 15 a 30 metros junto ao Norte da Grã-Bretanha. A zona mais profunda, o Buraco do Diabo, verifica-se a leste de Edimburgo e mede 450 metros.
Alguns grandes rios desaguam no mar do Norte, como o Tamisa, o Reno ou o Elba, facto que, juntamente com as águas provenientes do mar Báltico, contribui para a sua baixa salinidade comparativamente com a das águas do oceano Atlântico.
Refira-se ainda que o mar do Norte é rico em recursos naturais, nomeadamente em peixe, petróleo e gás natural, aproveitados sobretudo pela Noruega, Inglaterra, Dinamarca, Holanda e Alemanha.
Como referenciar: Mar do Norte in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-11 15:17:21]. Disponível na Internet: