Mar Mediterrâneo

O mar Mediterrâneo estende-se desde o oceano Atlântico, a oeste, até à Ásia, a leste, e separa a Europa do Norte de África. Tem um comprimento de 3700 quilómetros e abrange uma área de 2 966 000 km2. Está ligado pelo estreito de Gibraltar, que separa a Espanha de Marrocos, ao oceano Atlântico. Liga-se ainda ao mar Vermelho e ao oceano Índico pelo canal de Suez, e, a nordeste, ao mar Negro através do estreito dos Dardanelos, do mar de Mármara e do estreito do Bósforo. Ao mar Mediterrâneo pertencem os mares Adriático, Egeu, Jónico e Tirreno.
A perda de água do Mediterrâneo por evaporação deve-se a uma corrente de água densa e salgada que se dirige para o Atlântico e que é bastante mais rápida do que a sua substituição pela água da chuva e dos rios. O mar Mediterrâneo é mais salgado e quente que o Atlântico e praticamente não tem marés, o que leva à acumulação de materiais tóxicos nas águas costeiras. É um mar densamente poluído principalmente por petroleiros. Este problema afeta gravemente o ecossistema marítimo e também o turismo. Em 1982, os países da orla do Mediterrâneo elaboraram um plano de despoluição do mar. Vivem ao longo da sua costa cerca de 100 milhões de pessoas.
Como referenciar: Porto Editora – Mar Mediterrâneo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-27 17:45:26]. Disponível em