Mar Negro

Localizado entre a extremidade sudeste da Europa e a Península da Anatólia, na Ásia, o mar Negro banha a Ucrânia, a norte, a Rússia, a nordeste, a Geórgia, a leste, a Turquia, a sul, e a secção europeia da Turquia, a Bulgária e a Roménia, a oeste. Ocupa uma área de 461 000 km2 e atinge uma profundidade máxima de 2210 metros.
O mar Negro liga-se ao mar Mediterrâneo através do estreito do Bósforo, do mar de Mármara e do estreito dos Dardanelos. É alimentado pelos rios Danúbio, Dniepre, Dniestre e Don.
Uma das principais características do mar Negro é a presença de oxigénio apenas nas camadas aquáticas superiores (de 70 a 150 metros de profundidade), facto que deriva da elevada concentração de sulfureto de hidrogénio. Ainda assim, encontra-se naquelas zonas uma abundante vida animal, ameaçada atualmente pela poluição industrial transportada pelos rios.
A origem do mar Negro remonta a 58 milhões de anos atrás, quando as alterações do relevo provocaram a divisão do então mar de Tétis. Gradualmente, o mar Negro foi-se isolando do mar Cáspio e do mar Mediterrâneo, ao mesmo tempo que diminuía o nível de salinidade das suas águas, atualmente calculado em metade do normalmente registado nos oceanos.
Como referenciar: Mar Negro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 08:55:47]. Disponível na Internet: