Marcello Malpighi

Médico, anatomista e biólogo italiano, nascido em 1628 e falecido em 1694, formou-se em Medicina em Bolonha onde iniciou a sua carreira universitária. Em 1656 passou a ensinar na Universidade de Pisa onde Giovanni Borelli o convenceu a investigar com base na observação e na experimentação. Em 1669, depois de passar por Medicina, voltou a Bolonha.
Malpighi foi o primeiro anatomista profissional a trabalhar com o microscópio, sendo por isso considerado o fundador da histologia. Aplicou o microscópio ao estudo de tecidos animais e vegetais comparando os processos biológicos e as estruturas. Em 1661 completou a obra de Harvey sobre a circulação do sangue, tendo descoberto os vasos capilares nos pulmões. Foi o criador dos fundamentos da fisiologia e da patologia moderna, humana e animal e é considerado o fundador da embriologia. Estudou também a anatomia vegetal que publicou em Anatomes plantarum. Descobriu nos rins os glomérulos que têm o seu nome e deixou descrições muito precisas de diversos órgãos do corpo humano como os pulmões, traqueia, fígado, baço, rins, etc., bem como a descrição de vários tecidos humanos.
Como referenciar: Marcello Malpighi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 08:34:22]. Disponível na Internet: