Março

No calendário gregoriano, é o terceiro mês do ano e anuncia a chegada do bom tempo - para as populações do hemisfério Norte, o equinócio da primavera ocorre a 21 ou 22 de março.

O seu nome provém de Marte que, na mitologia romana, é o nome do deus da guerra. Este nasceu devido à indignação da sua mãe, a deusa Juno, ao saber que Júpiter, seu marido, tinha trazido ao mundo a deusa Minerva sem a consultar.
Juno procurou saber como poderia retribuir a traição e falou com Flora, a deusa das flores, que lhe revelou a existência de uma flor que engravidava a mulher que se sentasse sobre ela. Juno seguiu os seus conselhos e assim surgiu o deus Marte, que é normalmente representado com as vestes de um guerreiro, com armadura, elmo e escudo. Março tem trinta e um dias.

Algumas personalidades nascidas neste mês:

O realizador norte-americano Oliver Stone, o ator português Ruy de Carvalho, o realizador canadiano David Cronenberg, o político russo Mikhail Gorbachev, e o ator português Joaquim de Almeida.

Alguns provérbios alusivos ao mês:

- março, marçagão, manhã de inverno, tarde de rainha, noite corta que nem foicinha
- Lua cheia em março trovejada, trinta dias é molhada
- Quando em março arrulha a perdiz, ano feliz
- Quando março sai ventoso, sai abril chuvoso
Como referenciar: Março in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-22 04:20:51]. Disponível na Internet: