Marco Polo

Mercador, aventureiro e viajante veneziano que nasceu, provavelmente, em 1254, em Veneza, em Itália, e morreu em 1324, também em Veneza. Viajou da Europa para a Ásia entre 1271-95, permanecendo na China durante dezassete anos. A sua obra, Il Milione, conhecida em português como As Viagens de Marco Polo, tornou-se um clássico geográfico.
A história de Marco começou quando partiu em viagem para a Ásia com o pai, Niccolò, e com o tio, Maffeo. Dirigiram-se à corte do rei mongol Kubilai e, a seu serviço, percorreram a Tartária, a China e a Indochina. Depois de regressarem a Veneza, Marco comandou uma galera na guerra contra Génova, acabando por ser feito prisioneiro. Durante o cativeiro, ditou as suas aventuras de viagem a um prisioneiro, Rusticiano de Pisa, que foram traduzidas em latim, em 1315, pelo frei Francisco Pipino. Em 1485, depois de traduzidas em várias línguas, foram impressas. A tradução portuguesa surgiu em 1502.
Como referenciar: Porto Editora – Marco Polo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-01 18:50:07]. Disponível em