Margaret Atwood

Poetisa, romancista e crítica canadiana, ativista da Amnistia Internacional, Margaret Eleanor Atwood nasceu a 18 de novembro de 1939, em Otava. Filha de um etimólogo florestal, acompanhou-o nas suas pesquisas através das matas do Quebec durante grande parte da sua meninice.
Em 1946 a família mudou-se para Toronto e Margaret só passou a ir à escola a tempo inteiro quando contava já onze anos de idade. Em 1959 concluiu os seus estudos secundários na Leaside High School, ingressando em consequência na Universidade de Toronto. Ganhou uma bolsa de estudos Woodrow Wilson, o que a levou a prosseguir os seus estudos nos Estados Unidos da América, em Massachusetts, no Radcliffe College, obtendo a sua licenciatura em 1962. Em 1961 tinha-se estreado como poetisa, ao publicar, em edição da autora, Double Persephone, uma coletânea de poemas que chegou a ganhar a medalha E. J. Pratt.
Matriculou-se em 1962 na Universidade de Harvard, com a intenção de se doutorar, mas interrompeu os seus estudos entre 1963 e 1965, altura em que lecionou Língua e Literatura Inglesas na Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, e publicou The Circle Game (1964, O Jogo do Círculo), que lhe conferiu o Prémio de Poesia do Governador-Geral do Canadá.
Retomou os seus estudos, abandonando-os definitivamente em 1967, altura em que se lhe revelou impossível concluir a sua tese sobre "O Romance Metafísico Inglês". Passou depois a trabalhar numa empresa de pesquisas de mercado em Toronto e, em 1970, um ano antes da publicação do seu primeiro romance de sucesso, The Edible Woman (1969, A Mulher Comestível), na editora Anansi. Em 1976 foi a vez de Lady Oracle (Senhora Oráculo), outro romance bem acolhido pela crítica, a que seguiriam, entre muitos outros, refletindo sempre a índole feminista e o humor sarcástico de Atwood, Alias Grace (1996) e The Blind Assassin (2000, O Assassino Cego), que venceu o Booker Proze no ano da sua aparição.
Como referenciar: Margaret Atwood in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 05:05:42]. Disponível na Internet: