Margaret Wise Brown

Escritora infanto-juvenil norte-americana, Margaret Wise Brown nasceu a 23 de maio de 1910 em Brooklyn, na cidade de Nova Iorque. Filha do vice-presidente de um importante grémio industrial norte-americano, foi enviada para a Europa para receber os fundamentos da sua educação. Assim, estudou em Lausanne, na Suíça, até 1923, altura em que regressou aos Estados Unidos da América para ingressar no Dana Hall de Wellesley, no estado do Massachusetts. Em 1928 deu entrada no Hollins College da Virgínia, obtendo o seu diploma ao fim de quatro anos.
Embora nutrindo a ambição de escrever literatura para adultos, Margaret Wise Brown deixou-se fascinar pelo mundo das crianças a partir do momento em passou a frequentar a Bank Street College of Education com o intuito de se vir a tornar professora. Lidando com crianças na faixa etária dos dois aos cinco anos, Brown decidiu explorar o imaginário infantil. Demonstrado o seu talento, foi contratada como editora de uma empresa livreira, recém-fundada e vocacionada para o público mais jovem. Em 1937 publicou o seu primeiro livro, When The Wind Blew, a que se seguiu Fish With The Deep Sea Smile: Stories And Poems For Reading To Young Children (1938). Não obstante, o seu reconhecimento como escritora de sucesso só viria com o aparecimento de The Runaway Bunny (1942), obra inspirada numa lenda medieval e que logo se tornou numa das suas obras mais populares.
Em 1947 publicou Goodnight Moon, obra que descrevia o ritual noturno de um pequeno coelho, e que recobrou grande sucesso no ano de 2000, arrebatando receitas consideráveis.
Margaret Wise Brown faleceu a 13 de novembro de 1952.
Como referenciar: Margaret Wise Brown in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-30 10:42:54]. Disponível na Internet: