Marguerite DeAngeli

Escritora e ilustradora infantil norte-americana, Marguerite Lofft DeAngeli nasceu a 14 de março de 1889, em Lapeer, no estado do Michigan. Aos treze anos de idade acompanhou a família na sua mudança para a Pensilvânia e, em 1904, deu início aos seus estudos secundários e a uma carreira como cantora, sendo paga para cantar no coro da igreja presbiterana.
Abandonou, no entanto, as suas pretensões vocais ao conhecer John Dailey Deangeli, com quem veio a casar em 1910. Encorajada pelo marido, DeAngeli começou a trabalhar em 1922 como ilustradora auto-didata, colaborando com o suplemento dominical de um jornal presbiterano.
A Depressão causada pela queda da Bolsa de Valores de Wall Street, em 1929, impossibilitou o marido de obter um rendimento fixo e garantido, pelo que, a partir de 1935, Marguerite DeAngeli decidiu escrever os seus próprios livros, utilizando os seus cinco filhos como modelos. Assim, e lutando bastante para retirar dos cuidados das suas crianças e do lar o tempo livre necessário à sua criação, surgiu a sua primeira obra: Ted And Nina Go To The Grocery Store (1935). Seguiram-se Copper-Toed Boots (1938), obra baseada nos relatos da meninice do seu pai em Lapeer, e Door In The Wall (1949), que chegou a vencer a Medalha Newbery no ano consecutivo.
Em 1969 faleceu-lhe o marido, em resultado de uma paragem cardíaca e, dois anos depois, Marguerite DeAngeli publicou a sua autobiografia, com o título Butter At The Old Price, que dedicou aos filhos.
Gratificada com inúmeras honrarias sobretudo atribuídas pela sua terra natal, que nunca deixou no esquecimento na sua obra, a autora faleceu a 16 de junho de 1987.
Fruto de pesquisas minuciosas, os seus livros souberam encantar as crianças sobretudo pela compreensão que recebiam das personagens. De trama simples e objetiva, as suas histórias procuram informar e encorajar as crianças no seu delinear da vida, brindando-as com um convite à curiosidade por certos detalhes do mundo dos adultos.
Como referenciar: Marguerite DeAngeli in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 18:49:48]. Disponível na Internet: