Maria

Nascida cerca do ano 15 a. C., provavelmente em Jersusálem, pouco se sabe sobre a sua ascendência. Pensa-se que, ainda muito nova, terá entrado para o Templo de Jerusalém, a norte do Monte Sião, de onde terá saído, por volta dos 12 anos, aquando da morte do pai, para ir viver para Nazaré. Terá sido aqui que conheceu o carpinteiro José, seu futuro esposo.
De acordo com o relato do Novo Testamento, deu à luz Jesus Cristo, que foi concebido virginalmente por intervenção milagrosa do Espírito Santo. A doutrina da Imaculada Conceção de Jesus foi tornada dogma da Igreja Católica em 1854.
A sua pureza e devoção fizeram da Virgem Maria um símbolo para toda a comunidade cristã, que ao longo dos tempos lhe tem dedicado grande culto, associando-lhe múltiplas denominações como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Ó, entre muitas outras.
Como referenciar: Maria in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 10:03:59]. Disponível na Internet: