Maria Gaetana Agnesi

Matemática italiana, Maria Gaetana Agnesi nasceu a 16 de maio de 1718, na cidade de Milão. Oriunda de uma família abastada mas culta, era filha de um professor de Matemática. Teve mais vinte irmãos, o que não a impediu de receber uma educação primorosa. Assim, aos cinco anos de idade já falava Francês, e aos nove podia expressar-se em Grego, Latim, Hebraico e algumas línguas vivas.
Sendo a casa paterna um ponto de encontro para os homens de cultura da cidade, Agnesi pôde tomar contacto com ramos do saber diversificados, entre os quais a Matemática. Com base nas discussões que pôde presenciar, escreveu e publicou, em 1738, um volume de ensaios dedicados às Ciências da Natureza e Filosofia, com o título, Propositiones Philosophicae.
Por natureza tímida e discreta, deixou de poder comparecer a estas tertúlias após a ocorrência da morte da sua mãe. Designada por seu pai para se encarregar das lides domésticas e providenciar cuidados aos seus irmãos, a quem ensinou Matemática, começou a escrever um manual, que foi desenvolvendo até chegar à forma de tratado.
Assim, em 1748, publicou Institutiones Analyticae, estudo de cálculo integral e diferencial, imediatamente adotado pela sua clareza. Na obra aparecia a célebre Curva de Agnesi, representada pela fórmula y = a v(a×x-x×x)/x e que, pelo facto de Agnesi trocar o eixo das coordenadas com o das ordenadas, passou a ficar definida como a equação cartesiana y×x2=a2(a-y).
Em reconhecimento do sucesso da obra, Maria Gaetana Agnesi foi eleita membro da Academia de Ciências de Bolonha, recebendo da universidade dessa cidade não só um diploma Honoris Causa como também um convite para aí lecionar. Aceitando o cargo, permaneceu na Universidade de Bolonha até à morte do seu pai, altura em que decidiu abandonar a Matemática por completo.
Mulher devota e religiosa, resolveu dedicar o resto da sua vida a cuidar de pobres e enfermos. Com a abertura do Pio Instituto Trivulzo, instituição de solidariedade social, Agnesi foi nomeada diretora, posição que ocupou até à data da sua morte, ocorrida em 1799. É considerada a primeira mulher matemática de que há registo.
Como referenciar: Maria Gaetana Agnesi in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 15:00:03]. Disponível na Internet: