Maria Graça Carvalho

Professora e política portuguesa, nasceu a 9 de abril de 1955, em Beja. Em 1978 licenciou-se em Engenharia Mecânica, no ramo da termodinâmica aplicada, pelo Instituto Superior Técnico. Em 1983 obtém o diploma do Imperial College of London, e um Ph.d em Engenharia Mecânica pela Universidade de Londres. Elaborou a tese de doutoramento intitulada Simulação em Computador de um Forno de Vidro.

Desde 1977 leciona Termodinâmica Aplicada no departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Em 1990 terminou o doutoramento em Engenharia Mecânica na Universidade Técnica de Lisboa. Tem mais de uma centena de artigos publicados em livros e jornais internacionais e participou como oradora e convidada em inúmeros simpósios e conferências nacionais e internacionais.
Em 2000 publicou o livro Sustainable Assessment Method for Energy Systems - Indicators, Criteria and Decision Making Procedure (Método Sustentável de Avaliação para os Sistemas de Energéticos- Indicadores, Critério e Decisões Processuais).

Em 2002 foi condecorada pelo Presidente da República com a designação de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, condecoração incluída no programa do Dia Internacional da Mulher.

Em outubro de 2003, fruto da demissão de Pedro Lynce, foi convidada a ocupar a pasta de Ministro da Ciência e do Ensino Superior.

Como referenciar: Maria Graça Carvalho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-18 06:07:26]. Disponível na Internet: