Maria João Seixas

Apresentadora e entrevistadora de televisão, Maria João Seixas nasceu em Moçambique. Veio para Portugal para estudar Filosofia em Lisboa, curso no qual se viria a licenciar. No entanto, deixou para segundo plano o campo da filosofia e assumiu a direção do Departamento de Produção de Filmes para Emigrantes da Secretaria de Estado da Emigração.
Entre 1974 e 1976, foi secretária e adjunta do major Vítor Alves nos cargos que este ocupou em diversos governos provisórios no período pós-revolucionário. Mais tarde, foi também assessora de Maria de Lourdes Pintasilgo na Comissão da Condição Feminina.
Maria João Seixas ficou conhecida dos portugueses principalmente a partir de 1977, altura em que foi um dos cinco membros do júri do popular concurso televisivo da Radiotelevisão Portuguesa "A Visita da Cornélia" apresentado por Raul Solnado. A prestação de Maria João Seixas como elemento do júri foi bastante notada e valeu-lhe o convite para apresentar um programa seu na RTP. Assim, ficou responsável por "E Agora Maria?", a sua primeira experiência como autora e apresentadora de programas culturais. Apesar de ter um problema de gaguez, tal nunca impediu a apresentadora de fazer carreira na televisão, onde se impôs pelo seu profissionalismo e capacidade de comunicação. Regularmente, manteve a ligação à televisão, sempre através da RTP, mas especialmente no segundo canal, mais vocacionado para temáticas culturais. Em 1994 e 1995 apresentou os programas "Quem Fala Assim..." e "Sempre aos Domingos" e, em 1999, "Olhos nos Olhos", onde se destacou o seu talento como entrevistadora e conversadora. Também colaborou na elaboração de documentários para o programa cultural da RTP 2 "Arte & Letras".
Já em finais da década de 90, Maria João Seixas assessorou ainda o primeiro-ministro socialista António Guterres em assuntos culturais, mas por pouco tempo, tendo optado mais uma vez por um regresso à televisão.
Maria João Seixas dedica-se também à escrita e à participação em atividades de apoio e incentivo à leitura.
Como referenciar: Maria João Seixas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-05 14:32:13]. Disponível na Internet: