Maria Rita

Cantora brasileira, Maria Rita Mariano, filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, nasceu em setembro de 1977, em São Paulo. Após terminar o ensino básico no Brasil, partiu, com 17 anos de idade, para os Estados Unidos da América onde estudou Comunicação Social e Estudos Latino-Americanos. Embora desde nova tenha manifestado a tendência de se afastar do caminho da música, Maria Rita, já de regresso ao Brasil, gravou um Cd e mostrou a Milton Nascimento, que se impressionou com a força e a beleza da sua voz. Este terá sido o incentivo de que Maria Rita necessitava para ingressar numa carreira musical, tendo inclusive sido convidada a participar no álbum Pietá, daquele autor.
Num esforço constante e desmedido para que a sua imagem não fosse colada à da sua mãe, estreou-se a 6 de maio de 2002 num espetáculo de Chico Pinheiro - este show, Meia Noite Meio Dia, ficaria em cartaz durante um ano tendo como solistas Luciana Alves e Maria Rita. Acabaria também por participar no Cd com o mesmo nome do espetáculo, gravado em 2002.
Em 2003 assinou o seu primeiro contrato com a editora Warner Music e ainda nesse ano lançou o seu primeiro disco - Maria Rita - que se revelou um recorde de vendas. Dois anos mais tarde, seria a vez de Segundo, um álbum produzido em colaboração com o músico Lenine.
Maria Rita foi já vencedora de vários prémios, dos quais se destacam três Grammy latinos, atribuídos em 2004, nas categorias de Revelação do Ano, Melhor Disco de MPB e Melhor Música Brasileira ("A Festa").
Como referenciar: Maria Rita in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 10:49:35]. Disponível na Internet: