Maria Rosa Colaço

Escritora portuguesa nascida em 1935, em Torrão, Alcácer do Sal, e falecida a 13 de outubro de 2004.
Fez o curso de enfermagem no Instituto Rockfeller e depois frequentou a Escola do Magistério de Évora. Aos 20 anos tornou-se professora do ensino primário, primeiro em Moçambique (Nampula, Beira e Lourenço Marques) e depois, já em Portugal, em Almada. Defendeu sempre a importância da leitura no desenvolvimento e educação das crianças.
Estreou-se na escrita de obras infantis com Espanta-Pardais e ao longo de mais de quarenta anos lançou regularmente obras de literatura infanto-juvenil. A Criança e a Vida, lançado nos anos 60, foi considerada a sua obra mais importante, embora seja também de realçar o livro Aventuras de João-Flor e Joana-Amor. A Criança e a Vida foi traduzida para diversas línguas e conheceu mais de 40 edições, a primeira das quais em Moçambique. Tratava-se de uma coletânea de textos escritos por crianças alunas de Maria Rosa Colaço.
Em 1958 escreveu a sua primeira obra para teatro A Outra Margem, que lhe valeu o Prémio Revelação de Teatro.
Dez anos mais tarde, regressou a Portugal, depois de ter feito alguns livros para o Ministério da Educação moçambicano com textos de crianças locais.
Em 1982 Maria Rosa Colaço ganhou o Prémio Soeiro Pereira Gomes, graças à edição do livro Gaivota. Sete anos mais tarde venceu o Prémio Alice Gomes da Associação Portuguesa para a Educação pela Arte pela obra Pássaro Branco.
Paralelamente à carreira de escritora, Maria Rosa Colaço colaborou com vários jornais, tendo escrito crónicas sobre o quotidiano durante vinte anos para o diário de Lisboa A Capital. Para além deste diário, escreveu em jornais como Planície de Moura, Diário do Alentejo, Diário do Sul, Diário de Notícias e Odemirense.
Elaborou ainda diversos textos para catálogos de exposições de artistas plásticos como Albino Moura, Roberto Chichorro e Louro Artur e do fotógrafo Eduardo Gageiro.
Maria Rosa Colaço foi sepultada na sua terra natal, Torrão, onde existe uma rua com o seu nome.
Como referenciar: Maria Rosa Colaço in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 15:02:07]. Disponível na Internet: