Maria Sharapova

Tenista russa, nascida a 19 de abril de 1987, em Nyagan, na Sibéria, chegou muito jovem ao topo da modalidade, tendo ganho com apenas 17 anos o torneio de Wimbedon, um dos quatro mais importantes do mundo.
Sharapova começou a jogar ténis com apenas quatro anos. Dois anos depois, a antiga campeã Martina Navratilova viu-a a jogar ténis num clube de Moscovo e aconselhou os pais a levá-la para treinar nos Estados Unidos da América (EUA), na famosa Academia Bollettieri, na Flórida. Tal veio a acontecer um ano mais tarde
Em abril de 2001, com 14 anos, tornou-se tenista profissional ao integrar o circuito júnior, onde ganhou 25 dos 28 jogos em que participou, tendo conquistado três torneios. O mesmo veio a acontecer no ano seguinte. Ainda em 2002, Sharapova foi autorizada a participar em alguns jogos do circuito profissional e estreou-se no torneio de Indian Wells, nos EUA. Em 2003 passou a integrar o WTA, o circuito profissional feminino de ténis, e rapidamente se impôs no meio. Logo no ano de estreia venceu os torneios do Quebeque, no Canadá, e do Japão e terminou a temporada no 32.º lugar do ranking.
Em 2004, ao derrotar a norte-americana Serena Williams na final, a atleta russa ganhou o Open de Wimbledon, na Grã-Bretanha, um dos quatro que integram o Grand Slam.
Ainda nessa época venceu a final do WTA Tour, onde estiveram presentes as oito melhores tenistas do ranking desse ano. Na final, derrotou a norte-americana Serena Wiliams.
Sharapova só voltou a ganhar um torneio do Grand Slam em 2006, ao derrotar a belga Justine Henin-Hardenne na final do Open dos Estados Unidos.
Já em 2007 voltou a disputar uma final do Grand Slam, o Open da Austrália, mas desta vez perdeu na final com Serena Williams
Entretanto, em 2005 Maria Sharapova tinha ascendido pela primeira vez ao topo do ranking mundial feminino.
Sharapova iniciou o ano de 2007 na liderança do ranking WTA, posição que manteve apesar de ter perdido a final do Open da Austrália.
Paralelamente à carreira profissional de tenista, Maria Sharapova, já fez, depois de se estrear em novembro de 2003, alguns trabalhos como manequim.
Como referenciar: Maria Sharapova in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-04 02:40:40]. Disponível na Internet: