Mario Bellini

Arquiteto italiano e designer, Mario Bellini nasceu em 1935, em Milão. Formou-se pela Escola Politécnica de Milão e tem-se destacado sobretudo como designer industrial, tendo concebido numerosas peças de mobiliário, eletrodomésticos, produtos eletrónicos e outros objetos de produção industrial para empresas como a Ollivetti, Artemidea, Vitra ou a Fiat. Bellini é um dos principais representantes do prestigiado design italiano que após a Segunda Guerra Mundial se desenvolveu adquirindo um estatuto de primeira linha no panorama mundial. De formação modernista, com um desenho muito depurado, muitas das suas realizações fazem parte da coleção de design do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Como arquiteto, vem desenvolvendo desde a década de oitenta uma obra espalhada pelo mundo que se caracteriza pela monumentalidade, como é o caso do Complexo de Escritórios, em Milão, o Centro de Design de Gotanda(1987), no Japão, ou o Cebtro de Televisão de Shangai (1988), na China.
Bellini foi também editor da revista de design e arquitetura Domus e tem-se destacado pelos trabalhos teóricos acerca da arquitetura do renascimento.
Como referenciar: Mario Bellini in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 00:53:29]. Disponível na Internet: