Mario Delgado Aparaín

Escritor e jornalista uruguaio nascido em 1949, na Florida, no Uruguai. Aparaín viveu a infância e a adolescência em zonas rurais do Uruguai, como Tacuarembó e Lavalleja. Aos vinte anos mudou-se para a capital, Montevideu.
Aparaín, que entretanto se tornou professor, lançou em 1982 o seu primeiro livro de contos, Causa de Buena Morte, para no ano seguinte se estrear no romance com Estado de Gracia.
Em 1987 lançou La Balada de Johnny Sosa (A Balada de Johnny Sosa), obra de grande sucesso que viria a ser editada em diversos países, nomeadamente em Portugal. Este livro aborda a ditadura militar no Uruguai, temática que o autor voltou a utilizar em 1998 em Alivio de Luto. O primeiro termina a sua ação em 1985, ano em que acabou o regime ditatorial no Uruguai e que precisamente serve de ponto de partida para a segunda obra. Em 1996 surgiu Por Mandato de Madre, obra que foi adaptada ao cinema com o argumento a ser escrito pelo próprio Aparaín.
Em 2005 uniu-se ao escritor chileno Luis Sepúlveda para escrever, a meias, Los Peores Cuentos de Los Hermanos Grim (Os Piores Contos dos Irmãos Grim), um romance epistolar humorístico que se tornou um sucesso de vendas, nomeadamente em Portugal.
Em 2001, Aparaín recebeu o Prémio Instituto Cervantes no concurso Juan Rulfo, organizado pela Rádio Francia Internacional, graças ao conto Terribles Ojos Verdes. No ano seguinte, o autor recebeu o prémio Bartolomé Hidalgo, que o distinguiu como melhor escritor do ano no Uruguai graças a No Robarás las Botas de los Muertos.
Antes, em 1999, havia ganho, no seu país natal, o Prémio Rómulo Gallegos por Alivio de Luto.
Aparaín colaborou regularmente com a revista uruguaia Ábaco.
Os seus livros foram editados em vários países da América Latina, e na Europa, em países como Espanha, Portugal, Grécia, Holanda, Itália, Bulgária Alemanha, França e Inglaterra.
A sua forte ligação à política levou a que em 2005 passasse a trabalhar para o governo uruguaio como diplomata.
Como referenciar: Mario Delgado Aparaín in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 20:12:20]. Disponível na Internet: