Mário Figueirinhas

Editor literário e livreiro português nascido em 1926, no Porto e falecido a 21 de agosto de 2004, na mesma cidade.
Com apenas 18 anos, teve deixar o curso de Medicina devido a um problema na vista e resolveu ir trabalhar com o pai na livraria que este havia acabado de montar na Praça da Liberdade, no Porto, depois de já ter ocupado um espaço na Rua das Oliveiras.
Mário Figueirinhas iniciou assim uma carreira de grande sucesso como editor e livreiro, tendo sido o responsável pelo lançamento de obras de escritores como António Gedeão, António Correia de Oliveira, Alice Gomes, Ilse Losa, Teresa Rita Lopes, Luísa Dacosta, Irene Lisboa e Sophia de Mello Breyner Andersen, de quem editou os contos infantis. Notabilizou-se também na edição de dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa, de Eduardo Pinheiro, o Dicionário de Literatura, de Jacinto Prado Coelho, e o Dicionário de História de Portugal, de Joel Serrão
Em 1993, a família Figueirinhas vendeu a livraria e a editora, e Mário Figueirinhas passou a editar em nome próprio. Já perto de fazer setenta anos, montou um escritório na Rua das Flores e passou a editar apenas aquilo que lhe dava gosto.
O último livro editado por Mário Figueirinhas foi uma fotobiografia do cineasta portuense Manoel de Oliveira lançada em 2002.
Mário Figueirinhas chegou a tentar uma carreira na política, tendo sido durante algum tempo vereador na Câmara Municipal do Porto. No entanto, não gostou da experiência e ao fim de pouco tempo deixou as funções. Sempre se interessou pela política e na época do Estado Novo organizava tertúlias clandestinas, na sua livraria, que chegaram a reunir três centenas de participantes. Na altura discutia-se religião, política e eram feitas críticas ao presidente António de Oliveira Salazar.
Figueirinhas chegou a ter problemas com a PIDE, mas quando calculava que um dos seus livros iria ser apreendido espalhava os exemplares por casa de amigos. Um dos livros mais polémicos que editou nessa época foi Cartas ao Papa, de D. António Ferreira Gomes.
Como referenciar: Mário Figueirinhas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:54:22]. Disponível na Internet: