Mariza

Cantora portuguesa nascida a 16 de dezembro de 1973, em Moçambique. Veio viver para Portugal quando tinha três anos e foi morar para a Mouraria, onde teve os seus primeiros contactos com o Fado. Experimentou outros géneros musicais, como Jazz, Gospel e Soul, entre outros, mas foi com o Fado que mais se identificou. Começou a ser conhecida em 1999, quando interpretou fados da Amália Rodrigues nos espetáculos organizados em homenagem a essa grande diva do Fado. A partir de então, passou a ser convidada a participar em programas de TV. Em 2001 lançou em Portugal, e em mais 32 países, o seu primeiro CD - Fado em Mim, que alcançou o disco de Platina em Portugal, foi distinguido com o prémio de melhor CD de música tradicional de 2001 na Alemanha e considerado o álbum de estreia que mais vendeu na União Europeia, excluindo o país de origem, tendo recebido o prémio Boarder Breaker. Lançou em 2003 o seu segundo CD, intitulado Fado Curvo.
A fadista Mariza recebeu o prémio de Melhor Atuação no Festival d'Été de Quebec em 2002, e o prémio de Melhor Artista da Europa de World Music da BBC Radio 3 em 2003. A sua presença no programa da BBC "Later with Jools Holland" foi selecionada (entre as cerca de 3000 atuações que por lá já passaram) como uma das 30 atuações a integrar o DVD do programa. Participou na coletânea World 2002, onde se incluem todos os melhores da World Music (seleção do público). Interpretou o hino nacional no jogo da seleção portuguesa com a seleção da Coreia no Mundial de Futebol em Seul, tendo recebido as melhores críticas de publicações internacionais. Tem feito vários espetáculos e atuações em diversas cidades do mundo, sendo de destacar a digressão pelo Reino Unido com as salas esgotadas e as melhores críticas dos principais jornais britânicos (The Times, The Observer, The Guardian, entre outros). Em Portugal os seus espetáculos têm tido também grande adesão do público, com salas como o Rivoli (Porto) e o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (Lisboa) de lotação esgotada.
Em dezembro de 2003 a fadista foi distinguida como Personalidade do Ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. Esta distinção é atribuída todos os anos à personalidade que melhor representa Portugal no estrangeiro. Quase dois anos depois, em outubro de 2005, foi nomeada embaixadora da boa vontade da Unicef, não só pela fama que alcançou nacional e internacionalmente, essencial para dar conhecimento ao mundo do que se passa com as crianças necessitadas, como também pela sensibilidade que sempre demonstrou ao participar em eventos de solidariedade.
Como referenciar: Mariza in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-08 16:15:34]. Disponível na Internet: