Mark Knopfler

Guitarrista e compositor escocês, Mark Knopfer nasceu a 12 de agosto de 1949, em Glasgow, na Escócia. Mais conhecido como o líder e fundador dos Dire Straits, Knopfler também dedicou algum tempo a uma carreira individual igualmente bem sucedida. Antes da formação do agrupamento, Knopfler trabalhou como jornalista e professor. Em 1973, decidiu partir para Londres, em busca do sucesso no mundo da música. Respondeu a um anúncio da Melody Maker e foi chamado para uma audição. Seria escolhido para integrar uma banda de blues chamada Brewer's Droop. Mark Knopfler tocaria guitarra em três temas gravados pelo grupo. Depois de deixar o grupo e se tornar professor do Loughton College, as reuniões noturnas com o seu irmão em Londres, lançariam as raízes do que levaria à criação dos Dire Straits. Por essa altura, já Mark tinha fundado os Café Racers, uma banda com alguns amigos do Loughton College. Durante o verão de 1977, Mark Knopfler, o irmão David e John Illsley já ensaiavam algumas composições de Mark. Faltava-lhes um baterista. Recordando-se dos tempos dos Brewer's Droop, Mark trouxe Pick Withers à banda. Um amigo de Pick haveria, mais tarde, de sugerir-lhes um nome: Dire Straits.
Em 1978, a banda editou o seu primeiro disco. O sucesso definitivo aconteceria em 1985 com o aclamado "Brothers in Arms", um dos álbuns mais vendidos da carreira dos Dire Straits. Os seguintes seriam de grande furor para o coletivo liderado por Knopfler, com a digressão "Live in 85/86" a registar 234 espetáculos em doze meses, numa audiência total estimada em dois milhões e meio de pessoas. As mediáticas aparições no "Live Aid" (1985) e no "Nelson Mandela 70th Birthday Concert" ajudaram a cimentar o estatuto dos Dire Straits.
A carreira a solo de Mark arrancaria em 1983 com o disco "Local Hero", a banda sonora para o filme homónimo de David Puttnam. As colaborações com a sétima arte teriam continuidade em diversas ocasiões, com os filmes "Cal" (1984), "Confort and Joy" e "The Princess Bride" (1987). Depois da participação de Knopfler e do baterista Pick Withers no espetáculo "Slow Train Coming", de Bob Dylan, o guitarrista seria convidado para produzir "Infidels" (1983), de Dylan. A faceta de produtor alargou-se a gravações de Chet Atkins, Randy Newman, Willy DeVille, Aztec Camera e Tina Turner, para quem compôs o tema título do álbum "Private Dancer" (1984). Como guitarrista convidado, Knopfler integraria o elenco de álbuns de Steely Dan, Phil Lynott, Van Morrison e Bryan Ferry, entre muitos outros.
Em 1989, Mark Knopfler e os seus velhos amigos Steve Phillips e Brendan Croker formaram os Notting Hillbillies para o multi-platinado "Missing...Presumed Have A Good Time" e respetiva digressão de promoção. No ano seguinte, o destaque para o disco "Neck and Neck" com Chet Atkins. Os anos seguintes foram marcados pela retoma da atividade dos Dire Straits, com o espetáculo "Knewborth Concert" (1990) e o álbum "On Every Street" (1991), o último registo de estúdio do grupo londrino.
Em 1995, é anunciada oficialmente a carreira a solo de Knopfler. O primeiro disco "Golden Heart", editado no ano seguinte, tinha convidados de honra: os Chieftains, Vince Gill, Sonny Landreth e Paul Brady. Em 1997, Mark Knopfler foi um dos artistas convidados para o espetáculo "Music For Montserrat Concert", de George Martin, no Royal Albert Hall.
As gravações seguintes seguiram a ligação à sétima arte. Mark Knopfler escreveu as bandas sonoras de "Wag the Dog" (1998), "Metroland" (1999) e "A Shot at Glory" (2002). De permeio, gravou "Sailing to Philadelphia" (2000). O disco, com participações de Van Morrison e James Taylor venderia mais de três milhões de cópias. O terceiro álbum a solo, "The Ragpicker's Dream", chegaria às lojas em setembro de 2002.
Em março de 2003, o guitarrista teria um acidente de moto que lhe provocaria lesões cervicais mas que não lhe diminuiria o engenho. Em setembro de 2004 chegava às lojas "Shangri-La", o quarto registo do músico a solo.
Como referenciar: Mark Knopfler in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 10:43:06]. Disponível na Internet: