Mary Mcgrory

Colunista e jornalista norte-americana, Mary McGrory nasceu a 22 de agosto de 1918 em Boston, no estado de Massachusetts, e morreu a 21 de abril de 2004, em Washington.Influenciada pelo pai, tornou-se uma apreciadora do Latim e da escrita e fez os seus estudos numa exigente escola feminina de Latim.
A nível profissional começou por trabalhar numa editora como assistente editorial. Iniciou a carreira de jornalista no Boston Herald, escrevendo também ocasionalmente para o New York Herald Tribune, mas em 1947 passou para o Washington Star como crítica literária, função que já havia desempenhado no seu anterior jornal. Nessa altura, mudou-se para Washington, capital dos Estados Unidos da América.
Em 1954 deu início à carreira de colunista fazendo comentários sobre as audiências ao Senador Joseph McCarthy, acusado pelo exército norte-americano de interferir nas suas operações quando fazia a sua "caça às bruxas" contra os comunistas. Foram muito apreciados os seus artigos após o assassinato do Presidente John Fitzgerald Kennedy em 1963, assim como os artigos em que fez oposição à Guerra do Vietname, entre 1965 e 1973.
Em 1975 ganhou o Prémio Pulitzer, o mais importante galardão de jornalismo, pela cobertura que fez do escândalo Watergate. McGrory fez parte também da lista não oficial dos inimigos do presidente Richard Nixon, afastado da presidência na sequência do escândalo.
McGrory trabalhou como colunista no Washington Star até este deixar de ser publicado em 1981. Nesse mesmo ano mudou-se para o Washington Post, onde se manteve até ao final da carreira.
Uma das últimas situações que acompanhou na sua coluna de opinião foi a segunda Guerra do Iraque em 2003, da qual se tornou crítica após o apoio dado inicialmente.
Mas, para além dos grandes temas de atualidade, Mary McGrory também escreveu sobre assuntos mais simples como os eternos conflitos entre o seu jardineiro e os esquilos que lhe comiam as sementes.
Como referenciar: Mary Mcgrory in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 10:50:40]. Disponível na Internet: