Mascate


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade de Omã, Mascate situa-se no Nordeste do país. É também o principal porto do país, situando-se no golfo de Omã. Possui uma população de aproximadamente 600 000 habitantes (2006).

História e Monumentos Mascate é uma das cidades mais antigas do Médio Oriente, sendo conhecida desde o segundo século depois de Cristo. Foi durante a Idade Média que a cidade viu crescer o seu poder e influência, sendo já uma cidade florescente quando foi tomada em 1507 pelos portugueses, que a saquearam. Foi Vasco da Gama, a caminho da Índia, quem liderou o desembarque na mesma. Ainda hoje existem praticamente intactas as muralhas e partes da cidade construídas pelos portugueses, que ali se mantiveram até meados do século XVII. A cidade passou depois para a posse dos árabes, a partir de 1650, mas em 1737 foi invadida pelos persas, tornando-se a partir daí capital de um sultanato independente e próspero. Em 1798, o sultão assinou um tratado de cooperação política e económica com a Grã-Bretanha, que se manteve em vigor até finais da década de 60 do século XX. Entre os seus principais monumentos destacam-se o Palácio Al Alam e a Grande Mesquita do Sultão Qaboos.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade modernizou-se particularmente a partir dos anos 70, revelando um cariz relativamente homogéneo, com edifícios brancos e não muito altos. Mascate possui diversos pontos de interesse como as velhas casas árabes (baits): Bait Nadir, atualmente um museu; Bait Graiza, apartamentos pertencentes ao Estado; Bait Fransa, embaixada francesa, etc. Possui ainda um forte datado do século XVI, o atual Palácio Real, construído à beira-mar durante a década de 60, e a mesquita do Parque Riyam, entre outros. Merecem ainda destaque várias e belíssimas praias e diversos parques e jardins.


Economia
Além de ter o porto principal do país, Mascate é sede do governo do sultanato e o seu centro económico. A atividade dominante é o comércio. O petróleo é a sua principal indústria, sendo a principal empregadora desde 1962. Outras indústrias mais tradicionais que possui são as de pérolas e a pesca, entre outras. Possui um aeroporto internacional.
Como referenciar: Mascate in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 19:17:50]. Disponível na Internet: