Master & Commander - O Lado Longínquo do Mundo

Épico de aventuras norte-americano realizado em 2003 por Peter Weir. Intitulado originalmente Master & Commander - The Far Side of the World, foi interpretado por Russell Crowe, Paul Bettany, James D'Arcy e Billy Boyd. O argumento foi escrito por Peter Weir e John Collee, adaptando as novelas da autoria de Patrick O'Brian - cerca de 20, que escreveu sobre as aventuras náuticas do Capitão "Lucky" Jack Aubrey e do Doutor Stephen Maturin. Embora o filme siga esquematicamente a intriga do livro The Far Side of the World, há muitos elementos substituídos por outros extraídos dos restantes livros da série.
A história inicia-se em agosto de 1805 em plenas guerras napoleónicas. A Inglaterra era o país em que o sentimento antifrancês era mais forte. Assim, ao navio britânico "HMS Surprise", comandado pelo capitão Aubrey (Russell Crowe), é atribuída a missão de deter a embarcação francesa "Acheron". Todavia, a contenda vai ser desastrosa para o "HMS Surprise" que fica parcialmente destruído (apenas o nevoeiro acaba por salvar Aubrey e a sua tripulação). Decidido a vingar a derrota, o navio britânico e o seu capitão empreendem uma perseguição ao "Acheron" ao longo do oceano Atlântico e depois do Pacífico, até às ilhas Galápagos. À medida que avança a perseguição, vai ficando cada vez menos claro quem é o perseguido e quem é o perseguidor.
O filme abre e fecha com espantosas cenas de batalha, mas pelo meio descreve com minúcia e realismo a vida a bordo naquela época e as relações entre os membros da tripulação. Numa quase obsessiva reconstituição da realidade, o realizador documentou-se com pinturas e retratos da época e envolveu-se pessoalmente na escolha dos atores e figurantes que tivessem os traços físicos pretendidos. Embora o filme tenha um apelo visual fora de série, o seu núcleo emocional é composto pela relação entre Aubrey e Maturin (Paul Bettany), o cirurgião de bordo. Com personalidades opostas, os dois são amigos e nutrem um enorme respeito mútuo.
Grande parte do filme foi filmado em alto mar, sendo a restante rodada num tanque gigante dos estúdios mexicanos onde foi também filmado Titanic (1997). Há ainda uma sequência em terra - nas ilhas Galápagos, onde pela primeira vez se fizeram filmagens cinematográficas.
Venceu dois Óscares: Melhor Fotografia e Montagem de Efeitos Sonoros; tendo obtido mais oito nomeações (Melhor Filme, Realizador, Montagem, Direção Artística, Guarda-roupa, Caracterização, Som e Efeitos Visuais). Foi ainda nomeado para três Globos de Ouro: Melhor Filme Dramático, Realizador e Ator Principal em Filme Dramático (Russell Crowe).
Como referenciar: Master & Commander - O Lado Longínquo do Mundo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 00:07:07]. Disponível na Internet: