matéria-prima

A matéria-prima consiste num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da Natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais). Estas matérias constituem a primeira fase da cadeia de transformações imprescindíveis para a obtenção do produto final.
Dado que o estado em que se encontram as matérias-primas não possibilita a sua utilização direta pela maior parte das indústrias, estas usam produtos semielaborados obtidos a partir das matérias-primas, as denominadas substâncias básicas.
A importância industrial e estratégico-militar de determinadas matérias-primas faz com que os países importadores considerem essencial garantir o fluxo regular e constante de tais matérias, donde tentam exercer o controlo sobre as jazidas e respetiva exploração, inclusive mediante ações militares.
Como referenciar: matéria-prima in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-19 16:36:53]. Disponível na Internet: