Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul fica na Região Centro-Oeste do Brasil e as fronteiras federais confinam com o estado de Mato Grosso a norte, os Estados de Goiás e Minas Gerais a nordeste, o estado de São Paulo a leste, o Paraguai a sul e a Bolívia a sudoeste e a oeste. A capital é Campo Grande. O estado tem uma área de 357 125 km2 e uma população de 2 297 981 habitantes pelo censo de 2006. Tem uma densidade de 6,43 hab/km2 e é um dos nove estados do Brasil que tem uma densidade populacional abaixo dos 10 hab/km2 com mais de metade da população concentrada nas seis principais cidades. A esperança de vida dos sul-matogrossenses é de 72,9 anos.
No extremo oeste do território fica a depressão do Pantanal, para noroeste uma zona de planícies e os planaltos ficam a leste com a Serra do Bodoquena. O ponto mais alto do estado do Mato Grosso do Sul é o Morro Grande a 1065 m de altitude, no Morro de Santa Cruz. Os rios mais importantes são o Paraná, o Paraguai, o Paranaíba, o Negro e o Correntes. Todos estes rios fazem parte da bacia hidrográfica do Paraná. O tráfico fluvial é importante nesta zona. A cobertura vegetal compreende o cerrado, na região oriental e a floresta tropical a sul. O Pantanal ocupa 140 000 hectares distribuídos pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dois terços da sua área ficam neste último, representando uma riqueza natural ímpar que atrai inúmeros turistas à região. O clima é tropical semi-húmido, com variações segundo a altitude. As temperaturas médias oscilam entre os 21ºC e os 28ºC e a pluviosidade pode atingir os 2000 mm anuais.
A história do Mato Grosso do Sul é comum ao estado do Mato Grosso até 1977, quando se separou e adquiriu autonomia. Contudo, o Mato Grosso do Sul mantinha desde o final do século XIX maior competitividade em relação à região norte, mantendo mesmo relações estreitas com os estados vizinhos de São Paulo e Minas Gerais, tornando-se parceiros políticos em movimentos como o Tenentismo ou a Revolução de 1932. Trata-se de um território agropecuário por excelência, com um solo fértil e o maior rebanho de gado bovino do Brasil. A madeira é um dos recursos naturais mais importantes. A partir dos anos 90, o governo apostou nas indústrias de transformação de carne, soja e ainda rações.
Como referenciar: Mato Grosso do Sul in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 21:19:41]. Disponível na Internet: