Matt Busby

Treinador de futebol inglês, Mathew Busby nasceu a 26 de maio de 1909, em Lanarkshire, na Escócia.
Começou a jogar futebol no Manchester City com 17 anos. Neste clube disputou mais de duzentos jogos da liga inglesa, incluindo as finais da FA CUP em 1933 e 1934.
Em outubro de 1933 conseguiu a sua única internacionalização pela equipa nacional da Escócia. Em março de 1936 transferiu-se do Manchester City para o Liverpool.
Terminou a sua carreira de jogador em 1945 e começou então uma carreira de treinador que viria a ser coroada de êxitos. Em junho de 1945, com 36 anos, aceitou o cargo de manager do Manchester United, numa altura em que o clube e o seu estádio estavam a recuperar dos danos causados pela Segunda Guerra Mundial.
Busby reformulou a equipa do Manchester United. Nos cinco anos imediatos, o Manchester ficou em segundo lugar por quatro vezes, ganhando a FA CUP em 1948, no Estádio de Wembley.
Em 1952 o Manchester United ganhou o título de campeão inglês, quatro anos após a última vitória.
Na época seguinte, Matt Busby reformulou a equipa com a entrada de jovens jogadores que deram origem à famosa equipa orientada por ele: os denominados "Busby Babes". Esta jovem formação incluía nomes que viriam a ficar para a história do futebol inglês, como Bobby Charlton, Duncan Edwards e Tommy Taylor.
Os "Busby Babes" ganharam o título da liga inglesa por duas vezes consecutivas (1956 e 1957) e tornaram-se na primeira equipa britânica a participar em provas europeias de clubes.
Após um desses jogos europeus, disputado na Jugoslávia em 1958 contra o Red Star de Belgrado, o avião que transportava a equipa do Manchester United de regresso a Inglaterra despenhou-se sobre Munique, na Alemanha. Busby ficou gravemente ferido mas sobreviveu ao acidente, ao contrário de oito jogadores da sua equipa.
Apesar disso, Matt Busby voltou ao cargo de treinador e reconstituiu a equipa promovendo novos talentos como George Best. O Manchester United ganhou novamente a liga inglesa em 1965 e 1967, e Matt Busby concretizou o seu maior sonho em 29 de maio de 1968: foi campeão europeu de clubes. Nessa final jogou contra o Benfica, ganhando por 4-1.
Cumprido o seu objetivo, retirou-se no ano seguinte. A coroa inglesa atribuiu-lhe o título de Sir pelos serviços prestados ao país.
Sir Matt Busby morreu a 20 de janeiro de 1994 com 85 anos de idade.
Como referenciar: Porto Editora – Matt Busby na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-20 20:45:26]. Disponível em