Artigos de apoio

Matthew Broderick
Ator norte-americano, Matthew Broderick nasceu a 21 de março de 1962 em Nova Iorque. Tendo vivido a infância no meio teatral, já que o pai foi ator e a mãe dramaturga, a sua entrada no mundo artístico foi natural. Com 17 anos, começou a frequentar seminários de teatro com seu pai e rapidamente começou a atuar em peças da Broadway. Em 1983, participou em dois projetos da autoria de Neil Simon: a peça teatral Brighton Beach Memoirs (pela qual ganhou um Tony) e o filme Max Dugan Returns (O Regresso do Aventureiro). No mesmo ano, participou também numa comédia bem-sucedida - War Games (Jogos de Guerra), que lançou as bases da sua carreira cinematográfica. Três anos depois, em 1986, atingiu a fama com o seu papel do folgazão Ferris Bueller na emblemática comédia de John Hughes Ferris Bueller's Day Off (O Rei dos Gazeteiros). Apesar de ter 23 anos na altura deste papel, interpretava um rapaz de 17, facto que assentava no seu ar jovial que lhe iria dificultar a passagem para papéis consentâneos com a sua idade. O sucesso do filme permitiu que fizesse de seguida outros filmes interessantes como Project X (Projeto X, 1987), Biloxi Blues (Os Rapazes de Biloxi, 1988) e Torch Song Trilogy (Corações de Papel, 1988), cuja versão teatral já tinha interpretado.
Em 1989, contracenou com Sean Connery e Dustin Hoffman em Family Business (Negócios de Família), de Sidney Lumet; e ganhou grande aclamação crítica pelo seu papel de coronel na guerra civil americana em Glory (Tempo de Glória), de Edward Zwick. Em 1990, contracenou com Marlon Brando na sátira The Freshman (O Caloiro da Máfia), e quatro anos depois interpretou a voz do leão Simba no enorme sucesso do cinema de animação The Lion King (O Rei Leão), da Disney. Ainda em 1994, venceu novamente um Tony pela peça How to Succeed in Business Without Really Trying. Em 1996, experimentou a realização com Infinity (Infinito), que também interpretou, uma história de amor baseada na vida do famoso físico Richard Feynman, que não obteve grande sucesso. No ano seguinte, casou com a atriz Sarah Jessica Parker.
Em 1998, participou no blockbuster Godzilla, mas as críticas foram altamente desfavoráveis. No ano seguinte, foi bastante elogiado pelo seu trabalho em Election (Eleições), de Alexander Payne; e participou também na comédia de ação repleta de efeitos especiais Inspetor Gadget. Mais tarde, merecem destaque as suas participações em The Stepford Wives (Mulheres Perfeitas, 2004), ao lado de Nicole Kidman, e em The Producers (2005), versão cinematográfica de um musical da Broadway de sucesso que já tinha interpretado em 2001.
Como referenciar: Matthew Broderick in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-13 22:38:08]. Disponível na Internet: