Max Robinson

Jornalista norte-americano, Maxwell Robinson nasceu em 1939. A sua paixão pelo jornalismo manifestou-se desde muito cedo, razão pela qual orientou os seus estudos com vista a uma carreira naquela área profissional.
Apesar das dificuldades que a priori poderia encontrar, por ser de raça negra, Max não desistiu e cedo conseguiu concretizar o sonho de trabalhar numa estação televisiva.
No final dos anos 60 já tinha um programa próprio na estação de Washington, "WOTP", onde, durante mais de dez anos, ganhou sucessivos prémios de top de audiências. O sucesso de Max Robinson abriu-lhe novas portas. Em 1978 deixou a capital norte-americana para ir trabalhar na conhecida cadeia de televisão de Los Angeles, "ABC". Ali, Max foi o primeiro jornalista de raça negra a estar à frente de um telejornal, como pivot, num canal nacional. Juntamente com os seus colegas Peter Jennings, a partir de Londres, e Frank Reynolds, a partir de Washington, Robinson apresentava diariamente as notícias da noite da "ABC".
O trabalho de Max foi rapidamente reconhecido pelo diretor do serviço informativo daquela cadeia de televisão, e o jornalista cedo deixou claro qual o lugar que deveria ocupar.
Todavia, os preconceitos e a discriminação racial levaram a que, por várias vezes, Robinson tivesse de enfrentar alguns problemas. Mas o jornalista sabia lidar com eles e, pouco a pouco, conseguiu combater o racismo da cadeia televisiva onde trabalhava.
Muitos dos seus colegas consideravam-no uma voz forte pela justiça e igualdade dos direitos humanos.
Max Robinson tornou-se o rosto das notícias da "ABC", mas a sua carreira veio a ter um fim trágico, quando o jornalista descobriu, em 1987, que estava infetado com o vírus da SIDA. Afastou-se do trabalho porque a doença progrediu rapidamente, tendo ficado acamado durante o último mês de vida. O primeiro jornalista de raça negra, nos Estados Unidos da América, recusou-se sempre a falar da causa da sua enfermidade.
Max Robinson morreu a 20 de dezembro de 1988, no Hospital da Universidade de Howard, e só depois disso é que o seu problema foi revelado.
Como referenciar: Max Robinson in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 19:20:12]. Disponível na Internet: