mecatrónica

A mecatrónica é um área técnica multidisciplinar baseada na engenharia mecânica clássica e na engenharia eletrotécnica, estando estas duas interligadas entre si pela ciência da computação e a engenharia do software.
A mecatrónica é a totalidade dos fundamentos, rotinas e técnicas de serviço, produção e desenvolvimento de máquinas, dispositivos e instalações, com vista no futuro.
Neste domínio procura-se encontrar o desenvolvimento de aparelhos mecânicos controlados de forma inteligente, isto é, procura-se encontrar um sistema composto de partes mecânicas e elétricas, ao qual são associados sensores capazes de retirar informações, microprocessadores que interpretam e analisam esta informação e conjuntos atuadores que possam reagir com base na informação tratada. Todo este conjunto forma um sistema mecatrónico. A designação do termo "mecatrónica" foi atribuída nos anos 80 no Japão.
O que torna o conjunto de conceitos básicos da mecatrónica tão atual é a necessidade de desenvolvimento de produtos que incorporem simultaneamente inteligência e economia.
A interação entre as diferentes áreas da engenharia não traz modificações apenas em relação aos produtos, mas também em relação ao próprio processo produtivo com vista a soluções completamente novas.
Como referenciar: mecatrónica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 04:13:38]. Disponível na Internet: