Medellín

Cidade pertencente à região administrativa de Antioquia, no Sul da Colômbia central, situa-se num vale da Cordilheira Central, a cerca de 1500 metros de altitude, nas margens do rio Corce.
A população da cidade é de cerca de 1 983 300 habitantes (2004), integrada numa aglomeração com 3 210 300 de habitantes.
Foi fundada em 1675, ligada à exploração do ouro, ao mesmo tempo que se desenvolvia o cultivo do café e se dava a primeira revolução industrial que, em Medellín, foi ligada à indústria têxtil, tornando-se no mais importante centro industrial da Colômbia. Nos finais do século XX, as principais indústrias eram as ligadas aos metais, químicos e produtos farmacêuticos.
Nos anos 80, a cidade transformou-se num cartel de cocaína, facto que provocou uma vaga de violência e distúrbios aos quais o governo colombiano teve de responder, com o desmantelamento deste cartel, que contudo passou para outras cidades como Cali.
Como referenciar: Porto Editora – Medellín na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-16 09:57:47]. Disponível em