medida

Uma medida consiste no resultado da comparação de uma grandeza com outra da mesma espécie que se toma por unidade.
Os métodos industriais de medidas servem-se de instrumentos de medida, aparelhos e ferramentas de tipo mecânico, elétrico, ótico, entre outros, alguns dos quais, como o esquadro graduado ou o micrómetro, possuem valores variáveis, entre os quais se pode determinar o da grandeza. Outros instrumentos possuem valores-tipo, ou fixos, e utilizam-se, por exemplo, para trabalhos de produção em série, efetuando-se a comparação por meio de calibres e galgas.
Em física, uma medida pode ser definida como o valor obtido como resultado de uma observação. Para se poder efetuar uma medição é necessário ter um dado padrão, designado por unidade, sendo então o resultado da medida o número de vezes em que a unidade está contida na grandeza que se quer observar. Estas medidas podem realizar-se de duas maneiras: por comparação direta com o padrão, por exemplo medir o comprimento de uma mesa com um metro (medição direta); e por aplicação de uma teoria, medindo diretamente um resultado a partir do qual se pode deduzir o valor que se procura, por exemplo pode-se medir a corrente elétrica que passa num circuito pelo desvio que provoca num íman suspenso por um fio (medição indireta).
Em qualquer caso, toda a medição se encontra sujeita a erros, os quais determinam a sua precisão.
Como referenciar: medida in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:18:06]. Disponível na Internet: