Medievismo

O m. q. medievalismo. Conceito que designa o gosto romântico pela evocação da Idade Média, da sua arte, literatura e costumes. Este interesse deve ser compreendido no quadro do nacionalismo, que motiva a exaltação da Idade Média como época de fundação e individualização das nacionalidades europeias e de formação das literaturas nacionais, anteriores e alheias à estética neoclássica, com que o Romantismo se propõe romper. É assim que formas artísticas como a arquitetura gótica ou a poesia primitiva de raiz popular passam a atrair a sensibilidade romântica, não apenas pelo seu pitoresco e mistério, mas porque se acredita estarem impregnadas do espírito de cada nação.
Em Portugal, como nos outros países europeus, o medievalismo em literatura reflete-se no surto do romance e do drama históricos, na recolha dos romanceiros medievais (de que Almeida Garrett é pioneiro) e no interesse pelos estudos históricos (de que Alexandre Herculano é o principal impulsionador).
Como referenciar: Porto Editora – Medievismo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-08 19:52:17]. Disponível em