meiose

Processo de divisão celular que, ocorrendo em células diploides e em ocasiões determinadas do ciclo de vida de um organismo, leva à formação de quatro células haploides, semelhantes entre si, e com metade do número de cromossomas da célula diploide que lhes deu origem. Uma vez que a meiose implica a passagem de um estado diploide para um estado haploide, pode ser designada por redução cromossómica.
A meiose inclui duas divisões sequenciais e inseparáveis, a divisão I e a divisão II. Ambas as divisões incluem uma série de estádios com características idênticas às que ocorrem na mitose, que são igualmente designados por prófase, metáfase, anáfase e telófase.
A divisão I é a mais complexa, sendo designada divisão reducional, por ocorrer a redução do número de cromossomas para a metade.
A primeira divisão da meiose é precedida pela interfase onde, no período S, se dá a replicação do DNA constituinte dos cromossomas. Assim, no início da meiose cada cromossoma é constituído por dois cromatídios.
Na célula diploide, o núcleo possui pares de cromossomas homólogos (cromossomas com forma e estrutura idênticas). Durante a divisão I, ocorre a separação dos cromossomas homólogos de cada par, formando-se dois núcleos haploides, ou seja, com metade do número de cromossomas do núcleo da célula que lhes deu origem.
A divisão I inclui as fases prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. No fim da divisão I pode ocorrer citocinese e formarem-se duas células haploides.
A divisão II é uma divisão equatorial, porque os cromossomas distribuem-se igualmente pelos quatro núcleos haploides que se formam a partir dos dois núcleos originados na divisão I. Trata-se de uma divisão idêntica à mitose. No fim da divisão II, formam-se quatro moléculas haploides, contendo, cada uma, um cromossoma de cada par de homólogos.
A divisão II inclui as fases prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
Tendo em conta o momento do ciclo de vida em que ocorre, a meiose pode ser pós-zigótica, quando ocorre na primeira divisão do zigoto, pré-gamética, se ocorre aquando da formação dos gâmetas, ou pré-espórica, quando ocorre para a formação dos esporos.
Como referenciar: Porto Editora – meiose na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-18 10:02:21]. Disponível em