Melekeok

Aspetos Geográficos
Capital do Palau (ou Belau, como é conhecido localmente), Melekeok situa-se na costa leste da ilha de Babeldaob, a maior do país, localizada no oceano Pacífico. Possui um clima tropical, mas está situada fora da zona de tufões. Tem uma população de apenas 400 habitantes (2006).
História e Monumentos
O primeiro contacto das ilhas com o Ocidente ocorreu apenas em 1783, quando o capitão inglês Henry Wilson naufragou perto da ilha de Ulong. Durante grande parte do século XIX foram governadas por Espanha até surgirem protestos britânicos em 1875. Em 1885, a Alemanha ocupou algumas das ilhas e em 1899 comprou aos espanhóis as restantes. Em 1914, o Japão invadiu as ilhas e iniciou uma acentuada mudança cultural e social nas mesmas. Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas foram administradas pelos EUA, mas em 1994 o país optou pela independência, embora numa associação livre com os EUA. A 7 de outubro de 2006, a sede do governo foi transferida de Koror, a antiga capital, para Melekeok, de forma a repartir melhor o poder político pelos diferentes estados do país.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Melekeok é uma das mais pequenas capitais do mundo, uma vila com apenas 400 habitantes. Fica em frente a uma bela linha costeira repleta de praias, sendo também o nome de um dos dezasseis estados que compõem o país. Junto a ela situa-se o maior lago do país, o lago Ngardok, que possui uma pequena população de crocodilos. O turismo tem alguma importância nesta área, embora se reparta por muitos locais do país.
Economia
O governo é o maior empregador da vila e do país, embora dependa bastante da ajuda financeira dos EUA. Para além do turismo, que assenta muito em atividades marinhas, as principais atividades económicas são a pesca e a agricultura.
Como referenciar: Porto Editora – Melekeok na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-16 17:56:08]. Disponível em