Meliáceas

Família de plantas dicotiledóneas que se distribui por cerca de 50 géneros e 550 espécies. É uma família formada por arbustos e árvores caducifólios ou perenifólios.
As Meliáceas (Meliaceae) estão distribuídas por regiões tropicais ou subtropicais.
As folhas são, geralmente, alternas e compostas. Não apresentam estípulas.
As inflorescências são espigas, tirsos e, com frequência, associam-se com o aspeto de racimo ou panícula. As flores são, normalmente, unissexuais e actinomorfas. O cálice é constituído por três a cinco sépalas livres ou ligeiramente soldadas. A corola apresenta entre três a sete pétalas, em regra, livres. O androceu é em geral formado por um tubo de aspeto petaloide, que na sua face interior mostra de três a dezanove anteras. O gineceu apresenta normalmente dois ou seis carpelos soldados. O ovário é súpero, geralmente com dois ou vários óvulos em cada lóculo.
O fruto é uma cápsula, drupa ou baga. Geralmente, permanece na árvore durante muito tempo, inclusivamente depois da caída das folhas.
Algumas espécies de Meliáceas têm interesse económico pela sua madeira, muito apreciada, como é o caso das plantas do género Cedrela. São ainda utilizadas como plantas ornamentais, como a Azadirachta indica e a Melia azedarach.
A espécie Melia azedarach, conhecida por mélia ou amargoseira, foi introduzida na Península Ibérica na época medieval. É uma planta muito aromática, com uma floração exuberante e proporciona uma boa sombra.
Como referenciar: Meliáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-08 16:09:56]. Disponível na Internet: