Melissa

Nome de código dado a um vírus informático transmitido por e-mail que afeta computadores com o software Microsoft Outlook Express, Microsoft Outlook 98 ou Outlook 2000 e MS Word 97 ou Word 2000.
O Melissa surgiu pela primeira vez a 26 de março de 1999, na forma de um documento de Word enviado como attachment de um e-mail.
O e-mail com o vírus tem normalmente como "assunto" a frase "Important Message From"("mensagem importante de"), seguida do nome da pessoa de cujo endereço eletrónico partiu a mensagem. Pode incluir também, no corpo da mensagem, a frase "Here is that document you asked for ... don't show anyone else ;-)".
Se o attachment for aberto, o vírus é acionado e gera uma macro de Word que o vai propagar, enviando-o por e-mail aos primeiros cinquenta endereços eletrónicos registados no programa Microsoft Outlook.
O nome do ficheiro infetado original era "list.doc", mas pode ter mudado para outro qualquer, uma vez que após ser infetado é possível que os documentos elaborados pelo utilizador no Microsoft Word passem a conter o vírus.
Este vírus não destrói dados do computador. Se o número do dia do mês coincidir com o dos minutos do relógio do sistema e o documento infetado se encontrar aberto, é apresentado o texto:
"Twenty-two points, plus triple-word-score, plus fifty points for using all my letters. Game's over. I'm outta here."
O Melissa tem no entanto a capacidade de bloquear servidores de e-mail, devido ao enorme afluxo de mensagens que pode provocar.
Como referenciar: Melissa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 17:31:25]. Disponível na Internet: