Men At Work

Grupo rock australiano formado em 1979 pelo vocalista/guitarrista Colin James Hay e o guitarrista Ron Strykert. Colin James Hay nasceu a 29 de junho de 1953, na Escócia, mas aos 14 anos emigrou com a família para Melbourne, Austrália, onde viria a conhecer Ron Strykert (n. 18-08-57, Austrália). Decidiram formar um duo acústico em 1979, mas alguns meses mais tarde incorporaram no grupo Greg Ham (n. 27-09-53, Austrália), John Rees e Jerry Speiser. Durante dois anos, os Men At Work tocaram regularmente ao vivo em bares, entre os quais o bar do Cricketer's Arms Hotel. Os seus concertos deram-lhes o estatuto de banda sem contrato mais bem paga do circuito. Em 1981, um executivo da editora CBS Records, Peter Karpin, ofereceu-lhes um contrato discográfico.
Em 1981, estrearam-se com o "Who Can It Be Now?", tema que viria a tornar-se no seu maior clássico. Pouco depois, surgiu "Down Under", outro grande êxito, que antecedeu a edição do primeiro longa-duração, Business As Usual, que ainda incluiu um terceiro single, intitulado "Be Good Johnny". No ano seguinte o grupo venceu o prémio grammy para Melhor Revelação. O êxito na Europa e nos Estados Unidos foi enorme, tendo para tal contribuído os vídeos do grupo, que patenteavam toda sua irreverência e sentido de humor.
Em 1982, foi lançado Cargo, produzido por Peter McLan (que já produzira o primeiro álbum) e do qual fizeram parte os singles "Dr. Heckyll & Mr. Jive", "Overkill", "It's A Mistake" e "High Wire". No ano seguinte, os Men At Work correram o mundo em digressão, do Japão aos Estados Unidos da América, passando pela Europa. Um dos pontos altos da digressão foi o concerto no US Festival perante 300 000 pessoas, que foi transmitido via satélite para a União Soviética. O terceiro trabalho, Two Hearts (1985), constituiu uma desilusão comercial. Dele foram extraídos os singles "Everything I Need", "Maria", "Hard Luck Story" e "Sail To You".
Em 1985, o grupo encerrou a sua atividade. Colin Hay iniciou carreira a solo, que incluiu álbuns como Looking For Jack (1987), Wayfaring Sons (1990, um disco de música celta), Peaks & Valleys (1991), Topanga (1994) e Transcendental Highway. Paralelamente, desenvolveu carreira como ator de cinema, tendo surgido em filmes australianos como Wills And Burke, Raw Silk, Geórgia, Cosi e Heaven's Burning, entre outros.
Em 1996, Colin Hay e Greg Ham decidiram fazer regressar os Men At Work. Após duas grandes digressões à América do Sul, em 1996 e 1997, e algumas atuações de surpresa nos EUA, incluindo a House Of Blues de Los Angeles, o grupo editou em 1998 o registo ao vivo Brazil, gravado num concerto na cidade brasileira de São Paulo. Este disco incluiu o tema novo gravado em estúdio "The Longest Night".
A obra dos Men At Work pode ser revista na coletânea Contraband: The Best Of Men At Work (1996). No ano de 2003, foram remasterizados os dois álbuns de estúdio da banda.
Como referenciar: Men At Work in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 22:52:33]. Disponível na Internet: