Mena Suvari

Atriz norte americana, Mena Adrienne Suvari nasceu a 9 de fevereiro de 1979 em Newport, Rhode Island. Filha de pai psiquiatra e mãe enfermeira, começou a sua carreira como modelo aos 12 anos e, mais tarde, fez vários anúncios publicitários para televisão.
No cinema, estreou-se num pequeno papel em 1997 no filme Nowhere e, no mesmo ano, participou em Snide and Prejudice, de Philippe Mora, e no thriller Kiss the Girls (Beijos Que Matam), realizado por Gary Fleder e protagonizado por Morgan Freeman e Ashley Judd. Mena interpreta o papel do objeto de afeto do serial killer e recebe elogios da crítica.
Em 1999, entrou no filme de terror The Rage: Carrie 2 (Carrie 2) e na comédia para adolescentes American Pie (American Pie - A Primeira Vez). Ainda nesse ano, teve um grande desempenho como Angela, a menina-obsessão de Lester (Kevin Spacey) em American Beauty (Beleza Americana), de Sam Mendes, pelo qual foi nomeada para o BAFTA de Melhor Atriz Secundária. Entrou depois na comédia American Virgin (2000), de Jean-Pierre Marois, interpretando o papel da filha de um realizador de filmes porno que decide perder a virgindade. O filme acabou por ser um verdadeiro fiasco.
Outras das suas atuações incluem a comédia de adolescentes Loser (2000); a sequela American Pie 2 (American Pie 2 - O Ano Seguinte, 2001) e o filme de aventuras de época The Musketeer (O Mosqueteiro, 2001), de Peter Hyams, com Catherine Deneuve, Tim Roth e Stephen Rea.
Como referenciar: Mena Suvari in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 22:03:25]. Disponível na Internet: